quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dia 19/10 Dia do Profissional de Informática


O mercado da área de informática é vivo, ou seja, está constantemente crescendo e mudando de foco. Isso significa que o que é essencial hoje, amanhã pode nem mais existir. Por esse motivo, exige-se que seus profissionais estejam em constante formação e busca por novos conhecimentos.
A formação técnica ou superior não garante conhecimento, nem tão pouco avalia um profissional. Serve sim como uma importante ferramenta no seu desenvolvimento.
Ser um "profissional de informática" é algo muito relativo e complexo, pois a informática abrange uma grande gama de setores, os quais exigem grande conhecimento e domínio de ferramentas só empregadas àquele setor. Na maioria das vezes, ter um diploma de curso superior ou até mesmo uma pós-graduação não significa que se tem o conhecimento completo da área em que se forma. Ao contrário, uma pessoa autodidata, que se mantém atualizada quanto às tendências de mercado e às novas tecnologias, possui igual ou maior conhecimento do que um profissional com vários anos de formação.

Analisando dessa forma, podemos indagar:
- Então alguém que estuda e domina a técnica da cirurgia cardíaca pode sair por aí operando pessoas com problemas no coração?
Não. Como no caso do médico, é preciso que o profissional de informática obtenha uma autorização junto aos órgãos competentes para que possa exercer suas atividades e ser responsável por elas. E é exatamente isso que falta na área de informática: um órgão de classe que regulamente, proteja e reja a profissão das pessoas ligadas aos vários setores da informática. Não estou querendo que somente os profissionais com diplomas de cursos superiores possam fazer parte do mercado, mas é realmente preciso que se faça algum tipo de certificação para que o profissional de informática possa atuar na sua área e estar ao mesmo tempo que sendo responsabilizado por seus atos, também se sentir amparado por alguma norma.
Fonte: www.vivaolinux.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog